amp template

MUSICAUDIO.NET

Multimídia no Linux

Home Studio - Conceitos Básicos

A multimídia no mundo Linux

por Germano Lins

Quem produz material artístico, multimídia; música, vídeos, gráficos, sendo ou não profissional sempre precisa de ferramentas bem específicas para desenvolver as suas atividades.

Muitos softwares livres, voltados para artistas, músicos e designers, podem ser encontrados. Muitos deles equivalentes a softwares proprietários e pagos. 

O que você acha de usar um sistema que ofereça, por padrão, aplicações para essa finalidade?

Existem distribuições Linux especializadas para produção musical, edição de vídeo, design gráfico e modelagem 3D, por exemplo. Onde oferecem uma gama de softwares que contemplam as necessidades básicas/avançadas.

Essas distribuições Linux não são apenas um conjunto de aplicativos. A maioria delas são otimizadas para garantir melhor desempenho nas tarefas realizadas por artistas, músicos, designers e outros. Por exemplo, elas podem oferecer baixa latência implementada no kernel e adotar parametrizações que minimizam os atrasos em solicitações das tarefas. Além disso, usam um ambiente de trabalho leve e que otimiza as configurações de swap; dando mais recursos para tarefas de renderização em 3D, por exemplo. E algumas, também podem incluir ferramentas para calibração do monitor, que garantem suporte a vários dispositivos (tablets, scanners, teclados MIDI, microfones, etc).

Todas essas distribuições têm base estável, e são bem documentadas. A maioria é derivada de distros populares, como Debian e Ubuntu LTS.


DISTRIBUIÇÕES LINUX DESTINADAS PARA ARTISTAS

OLINUX

0Linux é um sistema GNU/Linux independente (não é baseada em nenhuma distro). Contém uma coleção de softwares livres para a produção de áudio, design gráfico e edição de vídeo.

É uma distro Linux francesa. O 0Linux possui mais de 1.400 pacotes no seu repositório online. Utiliza comandos de gerenciamento de pacotes personalizados para a instalação (spackadd) e remoção (spackrm) de pacotes .spack. Também inclui uma série de ferramentas próprias, todas começando com um “0”, para configuração do sistema.

MAIS INFORMAÇÕES: 

Site Oficial

APODIO

Apodio é uma distribuição Linux com uma grande coleção de softwares de código aberto de áudio e vídeo. Também possui utilitários gráficos para simplificar a administração do sistema e tornar essa tarefa a mais simples e intuitiva possível. É baseada no Ubuntu.

Não possui uma documentação extensa e foram poucas atualizações de versões desde o seu lançamento. Baseada na distro Mandriva, agora roda baseada no Ubuntu 14.04. Mesmo com essas “limitações”, essa distro possui uma quantidade enorme de softwares para produção de áudio e vídeo (você não ficará desapontado com a lista). Possui um ambiente de trabalho simples, o Xfce.


MAIS INFORMAÇÕES:

Site Oficial

AV LINUX

É uma distribuição versátil, baseada no Debian. Possui uma grande coleção de software de produção de áudio e vídeo. Além disso, também inclui um kernel personalizado para o desempenho de áudio de baixa latência. O ambiente de trabalho, padrão, é o Xfce.

Focada principalmente para produção de áudio e vídeo. É composta por uma grande variedade de softwares (incluindo programas comerciais, mas apenas com versões demo), dentre alguns deles estão: Audacity, Ardour, LMMS (Linux MultiMedia Studio), Mixxx e outros.


MAIS INFORMAÇÕES:

Site Oficial

FEDORA DESIGN SUITE

A distro Fedora Design Suite herda características da versão principal da Fedora, incluindo o ambiente desktop Gnome.

Repleta de softwares livres para editoração e produção de multimídia, a Fedora Design Suite foi criada por designers, para designers. Esse projeto é um “flavor” do projeto Fedora, tal como o Ubuntu faz (Kubuntu, Lubuntu e outros). Inclui as ferramentas favoritas da equipe do projeto Fedora. São os mesmos programas que os desenvolvedores usam para criar toda a arte do Fedora; bem como: desktop, desgins de mídias externas (CD/DVD), designs de página web, interfaces de aplicativos, panfletos, cartazes e muito mais.

MAIS INFORMAÇÕES:

Site Oficial

KX STUDIO

No KXStudio já estão pré-instaladas diversas ferramentas para produção musical, tais como editores de partituras, softsynths (sintetizadores virtuais), DAWs, sequenciadores MIDI, editores de áudio etc. e usa kernel low-latency. Ele vem com o ambiente gráfico KDE por padrão e é baseada no Ubuntu. Além disso, vem com um kernel de baixa latência.

Se você for um produtor musical e deseja trabalhar com o Linux, o KXStudio é o sistema a ser escolhido. Pois, essa distro tem o foco na edição de produção de áudio. Possui o seu próprio conjunto de ferramentas relacionadas com o áudio chamados Cadence. A maioria dos aplicativos inclusos são livre e de código aberto, mas o KXStudio permite instalar softwares proprietários (principalmente plugins e softwares que dão suporte para vários formatos de arquivo) a partir de um repositório não-livre.

MAIS INFORMAÇÕES:

Site Oficial

MUSIX

O Musix contém, exclusivamente, software livre; sem partes proprietárias. É de 32 bits somente, baseado em Debian, usa um kernel em tempo real, e suas opções DE padrão são LXDE, KDE, e IceWM.

Musix é uma distribuição Linux baseada no Debian que contém uma coleção de softwares livres para a produção de áudio, design gráfico e edição de vídeo. É um sistema para músicos, técnicos de som, DJs, cineastas, designers gráficos, e usuários em geral.

MAIS INFORMAÇÕES:

Site Oficial

NEWT OS STUDIO

Newt OS Studio é uma versão construído sobre o Newt OS, distro criada, na ferramenta SUSE studio, por um entusiasta Linux; chamado Newt 😉

É um projeto semelhante ao Fedora Design Suite, mas com base na última versão estável do openSUSE. Newt OS Studio permite escolher entre dois ambientes gráficos leves (LXDE e Loki) e oferece aplicativos muito conhecidos pelos usuários – Gimp, Inkscape, Darktable, audácia, Scribus, Sweet Home 3D , ente outros.

MAIS INFORMAÇÕES:

Site Oficial

UBUNTU STUDIO

O ambiente de desktop padrão é Xfce, e você pode usar uma versão LTS se você está procurando estabilidade também. Também é possível atualizar a cada 9 meses para manter-se com novas versões e funcionalidades do Ubuntu. Tal como os outros “flavor” do Ubuntu.

Provavelmente a distribuição Linux, para essa finalidade, mais popular! O Ubuntu Studio tem feito parte da comunidade Ubuntu desde 2007. A diversas vantagens sobre essa distro, bem como: possui uma lista considerável de softwares, diversas fontes instaladas por padrão e um kernel de baixa latência. Por exemplo, com o Ubuntu Studio é possível usar Pulse Audio e Jack simultaneamente, e ele vem com uma ferramenta gráfica chamada qjackctl que serve como um painel de controle para facilitar a utilização do JACK. Com ele você pode conectar um número de diferentes aplicações para um dispositivo de áudio, bem como permitindo que eles compartilhem áudio entre si.

MAIS INFORMAÇÕES:

Site Oficial

SIGA A MUSICAUDIO

É muito fácil falar com a gente.

Mande uma mensagem e tire suas dúvidas.

Nosso Whatsapp

+55 (68) 9 9223 8821

Assine nossa Newsletter e fique
por dentro das novidades

Agradecemos sua inscrição. A partir de agora você irá receber no email informado nossas novidades, notícias e atualizações. Lembramos que você pode deixar de receber nossas mensagens, bastando para isso enviar um email para musicaudio.comercial@gmail.com com o assunto "Não desejo mais receber emails".

NOSSO ENDEREÇO
Rua Guarujá, 160
Village Maciel
CEP 69.918-504
Rio Branco - AC - Brasil

CONTATOS
Email: musicaudio.comercial@gmail.com
Fone (Whatsapp): +55 (68) 9 9223 8821

Agradecemos o seu contato. Estaremos enviando uma resposta o mais breve possível. Você também pode entrar em contato conosco via Whatsapp +55 (68) 9 9223 8821.