O seu site de Tecnologia Digital aplicada à Música. Aqui você encontra informações técnicas relativas à construção de seqüências MIDI, gravações de áudio, loops, compactação de arquivos, manuais traduzidos para o português de softwares musicais consagrados, download de softwares, plug-ins e utilitários para quem utiliza a informática como ferramenta musical, além das notícias mais atuais do que está acontecendo no mundo da música digital.

GUIAS E VÍDEOS EM PORTUGUÊS   DICAS E ARTIGOS ON-LINE     DOWNLOADS     AUDIO E MIDI NO LINUX   BALCÃO DE TESTES     NOVIDADES    FALE CONOSCO


 

Yamaha 01V96 - mesa de mixagem digital




01V96 A console digital 01V96 possui conversores de 24 bits / 96 kHz, funções e efeitos herdados da poderosa mesa DM2000, e pode chegar a um máximo de 40 canais de entrada. Ela oferece o mesmo desempenho e confiabilidade das grandes consoles digitais da Yamaha num formato compacto e econômico que cabe facilmente no espaço (e no orçamento) reduzido dos pequenos estúdios.

A tecnologia de áudio digital percorreu um longo caminho desde os primeiros dias dos 16 bits a 44.1 kHz - formato que muitos consideravam responsável pelo som "frio" e "metálico". A indústria agora está adotando o formato de 24 bits / 96 kHz pela sua qualidade sonora significativamente superior. A 01V96 permite escolher a taxa de amostragem (44.1 kHz, 48 kHz, 88.2 kHz, ou 96 kHz), dependendo da necessidade para cada projeto, com processamento de efeitos em stereo a 96 kHz e com resolução interna de 32 bits.


24 entradas ... podendo expandir a 40!

A 01V96 possui 16 canais de entrada analógicos - 12 deles com préamps de microfone de alta qualidade - e mais 8 canais de entrada digitais, através de interface ADAT. Os primeiros 12 canais analógicos aceitam sinal de microfone ou sinal de linha (balanceado ou não-balanceado), e os outros quatro canais podem ser usados tanto individualmente com sinal de linha (balanceado ou não-balanceado), como também em dois canais stereo. Pode-se mixar sem dificuldade as entradas analógicas e digitais, e se forem necessários mais canais de entrada, a Yamaha dispõe de uma variedade de interfaces de expansão que podem ser instaladas na 01V96 para expandir sua capacidade de entradas e saídas, em formatos diferentes (analógicos, ADAT digital , AES/EBU digital, TDIF digital).

O total de canais de saída ("bus") chega a 20: o stereo principal, oito individuais, dois de solo, e mais oito auxiliares. Isso permite uma enorme variedade de opções de roteamento dos sinais, para adaptar-se a praticamente qualquer necessidade.

caso sejam necessários ainda mais canais, sobretudo em aplicações de sonorização, existe o recurso de "Cascade Link", que permite encadear duas 01V96, num total de até 80 canais de mixagem.

Todas as entradas, saídas, efeitos e inserts podem ser direcionados a qualquer dos canais ou saídas através do sistema de rotemanto digital. Por exemplo: qualquer um dos processadores de efeitos pode ser direcionado a um bus auxiliar para operação do tipo "send", ou inserido diretamente num canal de entrada. A função de Direct Out também possibilita que qualquer dos canais de entrada possa ser direcionado diretamente a qualquer saída analógica ou digital. Os oito bus auxiliares também podem ser direcionados a qualquer parte do sistema. O controle centralizado evita que se precise procurar e reconfigurar fisicamente os cabos sempre que for necessário reconfigurar o sistema.

As configurações mais usadas podem ser memorizadas na "patch library", para serem restauradas imediatamente, pois a 01V96 possui 99 memórias de cenas. Além disso, pode-se restaurar as cenas tanto pelos botões no painel quanto por comandos remotos via MIDI, possibilitando uma total automação.


Processamento de efeitos em 96 kHz

Embora você possa acoplar processadores externos à 01V96, provavelmente você não precisará deles, pois a console já dispõe de processadores internos operando a\em 24 bits / 96 kHz. Pode-se usar dois efeitos simultaneamente a 88.2 kHz ou 96 kHz, ou até quatro efeitos em taxas de amostragem mais baixas.

Todos os canais de entrada possuem processamento independente de dinâmica (compressor, gate), e equalização paramétrica de 4 bandas (todas ajustáveis de 20 Hz a 20 kHz). Pode-se aplicar atrasos nos canais até um máximo de 452 milisegundos (no modo 96 kHz). E a saída stereo, os oito bus de mixagem e os oito bus auxiliares também possuem compressor e EQ individuais.

Para facilitar o processo de ajuste de EQ, compressão e outros parâmetros, a Yamaha pré-programou a 01V96 com uma coletânea de configurações que podem ser rapidamente selecionadas e editadas para uso específico. São oferecidas configurações básicas de efeitos, compressão, gating, EQ, roteamento de entradas e saídas, e configurações de canais. Obviamente, o usuário pode também criar e adicionar suas próprias configurações.

Como o surround vem se tornando cada vez mais comum nas produções, a 01V96 oferece recursos para mixagem em 6.1, 5.1 e 3-1, possibilitando assim a criação de mixagem em surround sem comprometer o desempenho de outros recursos.


Controle integrado de sistemas de gravação

A 01V96 foi projetada para se integrar perfeitamente com os principais softwares e sistemas de gravação digital, permitindo um ambiente completo de mixagem e produção. Ela oferece suporte para o sistema Pro Tools® (Digidesign) e o software Nuendo® (Steinberg), com total controle de parâmetros de mixagem e processamento, e também comandos de transporte, acionamento de trilhas de gravação, funções de edição, etc. Tudo pode ser efetuado a partir da 01V96. Outros softwares e sistemas também podem ser devidamente controlados a partir do modo "General DAW", que permite compatibilizar a 01V96 a requisitos específicos.

Além disso, a 01V96 já vem com o software Studio Manager, da Yamaha (em versões para Mac e Windows), que permite acesso pelo computador a todos os parâmetros de controle da console. A interface visual desse software facilita a operação e permite configurar e memorizar uma enorme quantidade de dados de mixagem.


Operação otimizada

A interface do usuário com a 01V96 evoluiu a partir da console 01V, com a adição de recursos das consoles maiores - 02R96 e DM2000 - em termos de layout e operacionalidade. No geral, a 01V96 possibilita uma operação manual no estilo das mesas analógicas convencionais, o que permite uma operação rápida e eficiente. Existem oito botões que o usuário pode configurar para serem usados nas funções que desejar.

A tela de LCD possui resolução de 320 x 240 pontos, o que permite fácil acesso visual a todas as funções e parâmetros. Muitos dos parâmetros podem ser visualizados graficamente, o que facilita ainda mais a operação, tais como curvas de equalização e parâmetros de compressão.

Os 16 módulos de controle no painel da 01V96, com faders e botões, permitem acessar as operações mais essenciais dos canais a que eles estejam alocados. Esses módulos podem ser configurados para atuar sobre os canais de entrada 1 a 16 e 17 a 32, ou os oito AUX Sends e os oito buses ("Master Layer"). Além disso, os faders podem operar de acordo com a configuração escolhida na seção FADER MODE. Além dos faders motorizados de 100mm, cada módulo possui um botão ON/OFF, um botão de SOLO, e um botão SEL, que seleciona o módulo para operação. Os ajustes de PAN e EQ do canal selecionado podem ser efetuados no grupo de controles da seção SELECTED CHANNEL. O fader master STEREO também é de 100mm e motorizado, e também possui botões de ON/OFF e SEL.


Conexões

A maioria dos conectores de entrada ficam localizados na parte superior da 01V96, o que permite acesso fácil em qualquer aplicação. As entradas 1 a 12 possuem pré-amplificadores de alta qualidade para microfones, enviando um sinal limpo para os conversores de 24 bits / 96 kHz. Essas entradas oferecem alimentação "phantom" de 48V para microfones condenser, que é ligada/desligada por grupos de 4 canais. Os controles de ajuste de ganho e as chaves de atenuação facilitam na adequação do nível de sinal, e as conexões de Insert permitem a inclusão de processadores externos dentro do caminho do sinal, antes do conversor A/D. As entradas 13 a 16 aceitam sinais de linha individualmente (cada entrada possui seu próprio ajuste de ganho) ou em pares, para entrada stereo.

No painel traseiro estão as saídas analógicas balanceadas de stereo (XLR) e monitor (TRS), assim como as quatro saídas "omni", também balanceadas. Há também uma entrada e uma saída digital stereo S/PDIF (RCA), onde pode ser conectado um equipamento de CD ou DVD para sere monitorado e direcionados a um canal de entrada (graças a conversão automática de taxa de amostragem, não é necessário um clock de sincronização).

Existe ainda uma variedade de opções de controle e sincronização através das entradas e saídas de wordclock e de MIDI. A tomada USB "TO HOST" pode ser usada para se connectar a 01V96 a um computador e controlá-la pelo software Studio Monitor.

O painel traseiro também possui uma baia de expansão que aceita uma grande variedade de interfaces do padrão Yamaha mini-YGDAI, que podem adicionar até 16 canais, de diversos formatos diferentes (entradas/saídas analógicas, AES/EBU, ADAT, TASCAM, mLAN).

Para quem precisa conectar a console com outros equipamentos digitais, a 01V96 já vem de fábrica com interfaces digitais de entrada e saída padrão ADAT "Lightpipe" (óptico), que pode transferir até oito canais de áudio digital em 24 bits. E se forem necessários mais canais, pode-se instalar mais uma interface opcional.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

  • 24 canais de entrada analógicos e digitais (expansível até 40 canais)
  • 12 pré-amps p/ microfone; alimentação "phantom"
  • 20 bus de saída (1 Stereo bus, 8 Mixing bus, 2 Solo bus e 8 AUX bus)
  • Conversores A/D e D/A de 24 bits (44.1kHz, 48kHz, 88.2kHz ou 96kHz)
  • Distorção harmônica total (de CH INPUT a STEREO OUT): 0.05% de 20Hz a 20kHz
  • Resposta de freqüências (de CH INPUT a STEREO OUT): 20Hz a 40kHz (a 96kHz)
  • Faixa dinâmica: 106 dB (AD+DA)
  • 4 processadores de efeitos de Send
  • Processadores de dinâmica (compressor, gate) e EQ em todos os canais de entrada
  • Memorização de cenas de mixagem, configurações de efeitos, EQ, etc
  • Interface digital óptica ADAT (24 bits)
  • Entrada e saída stereo S/PDIF (coaxial)
  • Interface MIDI (In, Out, Thru)
  • Saída stereo p/ headphones
  • Entrada e saída de sincronismo wordclock
  • Conexão USB "To Host"
  • Baia para placas de expansão no padrão Yamaha mini-YGDAI
  • Compatível com MIDI Machine Control (MMC)
  • Suporte a controle de softwares Pro Tools, Nuendo, Logic e outros
  • Software Studio Manager (incluso) para controle da console pelo computador
  • Consumo: 90W
  • Dimensões: 43x15x54 cm (LxAxP)
  • Peso: 15 kg







 

 

 

Copyright 2007 by MUSICAUDIO